Responsabilidade no amor

Estamos tão doutrinados a pensar no amor como algo ligado apenas à nossa satisfação pessoal, que não nos passa pela cabeça que amar exige enorme responsabilidade pelo outro. Mas é assim que as coisas são.

***

Minha adolescência mostra isso de modo bem claro (infelizmente 😦 ): meus primeiros relacionamentos foram todos tentativas de suprir necessidades minhas; o outro era apenas, com sorte, alguém que também veria suas necessidades atendidas por mim.

Não que isso seja errado, mas é parcial; corresponde apenas à parte do que acontece.

A outra parte, tão importante quanto, diz respeito à responsabilidade que nós temos pela vida do outro. Pelas alterações que provocamos na vida de alguém.

***

Veja bem, viver não é fácil. Há uma série de variáveis que equilibramos, precariamente, para avançar. Como num imenso castelo de cartas, vamos construindo nossa história peça por peça, carta por carta. E quando finalmente conseguimos alinhavar uma carreira ou duas, vem alguém e muda tudo?

Pois uma relação pode fazer isso. Pode pôr abaixo tudo o que estruturamos e alimentamos ao longo de toda uma vida. Não é à toa que as pessoas têm dificuldade de se abrir. Isso realmente é difícil. Envolve um grande risco.

Mas entrar numa relação sem nenhuma abertura nos deixa muito aquém daquilo que queremos.

***

Há um ‘meio do caminho’. Nele, não depositamos no outro todas as nossas esperanças – porque seria demais, e até injusto – nem deixamos de abrir nossa vida pra ele. Amamos, e nos entregamos, com calma, com cuidado – com responsabilidade.

Pois há um risco envolvido, como dissemos. A responsabilidade quer dizer, simplesmente, levar a sério o risco que o outro está correndo, ao dividir sua vida conosco, assim como levar a sério também o risco que nós corremos, ao dividir nossa história com alguém.

Tendo escrito isso, fica parecendo meio óbvio que todo amor maduro, será responsável. O que deixa ainda mais estranho perceber que isso quase não é falado em nossa cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s