A terapia nos devolve ‘sabedoria’

É discutível se as modernas terapias, mesmo a psicanálise, são efetivamente algo ‘novo’ na história da cultura.

Certamente, os conceitos são novos. Mas muitas vezes, apenas damos um nome diferente a algo muito mais antigo.

***

Jung relaciona a terapia às experiências religiosas, por exemplo. Bruno Latour, se não me engano, sugere que boa parte de nossas modernas doenças da mente decorrem de um arranjo familiar muito estreito, onde as criança não tem os mesmos espaços de convivência e de experimentação que numa tribo. A terapia nos devolveria, então, parte dessa liberdade e sustentação, que seriam naturais em outros arranjos de sociabilidade.

Na mesma linha, eu pensaria que o ponto de chegada das nossas modernas terapias não é, afinal, tão diferente daquilo que a filosofia antiga designava por “sabedoria”.

***

Sabedoria significava uma certa liberdade diante do que nos acontece. Uma liberdade diante de nossos próprios condicionantes, vamos dizer assim. Não estar preso à sua própria história, ao mesmo tempo que estando em condições de dar consequência à nossa história.

Um homem ‘sábio’ era aquele que podia estar um pouco adiante de si mesmo, um pouco além de si mesmo. Hoje, talvez diríamos, como Ogden: numa posição “terceira” , num ‘terceiro analítico’.

Como Foucault mostrou lindamente na “Hermenêutica do sujeito”, essa sabedoria não era uma simples conquista cognitiva, mas implicava sempre uma certa relação – tanto com o outro, o mestre ou escravo, quanto consigo mesmo. O mesmo se dá, nas modernas terapias analíticas.

Sabedoria era, então, sair de uma posição de escravidão em relação aos próprios desejos, para assumir uma certa mestria na relação consigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s